BERÇÁRIO!!!!
Em classes de berçário, onde
estão crianças de uma faixa etária bem pequena – de 4 meses a 1 ano e meio, é
comum que estes fiquem em tatames, sem um trabalho mais específico, voltado
para o aprendizado sistemático.
É errado pensar que não existem
formas de trabalhar com esses pequenos ou que eles devem apenas ficar num
espaço com brinquedos dispostos para distraí-los.
Devemos considerar que o
brincar é a atividade mais importante para o desenvolvimento infantil, mas
desde que estes tenham contato direto com materiais que favoreçam o
reconhecimento das diferentes sensações, cores, formas, além de conviverem com
outras crianças, ampliando seu contato social com pessoas e com o mundo que a
cerca.
Existe uma boa quantidade de
materiais, objetos que podem ser explorados nas salas de berçário.
Podemos classificá-los de
acordo com as necessidades das crianças ou de suas primeiras aprendizagens,
como diferentes texturas, cores, formas, sons, tamanhos, dentre vários outros.
As professoras, juntamente com
as auxiliares de sala, podem montar caixas de materiais a serem explorados
pelas crianças.
A diversidade dos materiais varia de acordo
com os interesses das professoras
Para as texturas podem juntar
pedaços de lixa, tecidos, algodão em bolinhas, buchas que contenham duas faces
– uma áspera e outra lisa, massinha caseira, novelos de lã, etc.
Os tamanhos podem ser
trabalhados com potes, latas, garrafas PET, argolas de plástico, almofadas
pequenas e grandes, bolas de diversos tamanhos, blocos do tipo lego, carrinhos
de diversos tamanhos, bonecas variadas e muitos outros.
Para se trabalhar cores é
importante que os materiais apareçam também nas mais variadas delas, para que
os alunos tenham contato com a diversidade das mesmas. Porém, nessa faixa
etária o principal é trabalhar com as cores primárias – vermelho, azul e
amarelo. Potes e embalagens de produtos alimentícios, como os sorvetes, são
próprios para esses momentos. Os produtos de higiene e limpeza também possuem
uma coloração mais forte, facilitando o trabalho e o possível entendimento das
crianças.
Alguns instrumentos musicais
são adequados, pois além de trabalhar os diferentes sons, incentivam a
concentração dos pequenos. Chocalhos, pandeiros, tambores, podem ser feitos com
materiais reciclados, diminuindo ainda os custos da instituição. Alguns apitos
fazem sons de passarinhos e distraem bastante os alunos.
É importante que os materiais
sejam dispostos pela sala, mas de forma classificada, onde cada dia se trabalha
com um conceito, até mesmo para que as crianças tenham, a cada dia, acesso a um
material diferente.
Além de deixar as crianças
manuseá-los, as professoras devem mostrar as diferenças existentes entre os
mesmos. Dessa forma, os conteúdos de educação infantil tornam-se adequados para
um bom trabalho com bebês.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário